A sua granola é saudável?


Hoje em dia vivemos numa época em que há alimentos que ganham uma auréola saudável enquanto que outros são demonizados. Um dos alimentos que tem tido grande destaque na categoria “saudável” são as granolas. E é aqui que se levanta a questão: será mesmo um alimento equilibrado?

Se colocarmos lado a lado cereais de pequeno-almoço típicos de crianças e uma granola, grande das pessoas vão apontar a granola como a alternativa mais saudável. O que é surpreendente é que muito possivelmente são produtos muito semelhantes, com valores de açúcar e fibra muito parecidos. Inclusivamente, algumas granolas chegam a ultrapassar a quantidade de açúcar presente nesse tipo de cereais que habitualmente classificamos como “mais processados”. 

Qual a solução? Ler e comparar os rótulos. Um produto com baixo teor de açúcar é aquele que não ultrapassa os 5g de açúcar por 100g. Se da próxima vez que pegar numa embalagem de granola os níveis de açúcar estiverem acima dos 5g tem 3 hipóteses 1) escolha outra alternativa, com um nível de açúcar mais adequado 2) se não abdicar dessa granola, o truque está na dosagem: misturar com flocos de aveia integrais e outros cereais sem açúcar pode ser uma forma de ingerir menos quantidade. 3) passe a fazer a granola em casa, com recurso a pouco açúcar!
Que tal são os níveis de açúcar da sua granola?

Fotografia via we heart it
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