Sabe o que é gordura trans? Q&A


Já ouviu falar em gordura trans ou gordura hidrogenada? Apesar dos seus perigos para a saúde, este tipo de gordura continua a ser desconhecido pela maior parte das pessoas. 
Tire já as suas dúvidas neste “pergunta/ resposta”:

O que são gorduras trans? 
Existem 2 tipos de gorduras trans: 1. as que ocorrem naturalmente nos alimentos, que estão normalmente presentes em pequenas quantidades. 2. as gorduras artificiais, criadas no processo industrial de adicionar hidrogénios a óleos líquidos para os tornar sólidos (processo de hidrogenação- daí o nome).

Por que razão se usa este tipo de gordura? 
São económicas e aumentam o tempo de prateleira dos produtos, para além de contribuírem para um sabor e textura agradáveis.

Quais os impactos para a nossa saúde? 
Aumentam o “mau” colesterol (LDL) e baixam o “bom” (HDL), aumentam o tamanho das placas de gordura nas paredes das artérias, bem como o risco de doença cardiovascular e enfarte. Estão também associadas a um maior risco de diabetes tipo 2.

Como podemos saber se um produto tem gordura trans? 
Em Portugal, por enquanto, este tipo de gordura ainda não é menção obrigatória da rotulagem nutricional. Deste modo, verifique sempre a lista de ingredientes e procure a presença de gorduras total ou parcialmente hidrogenadas. 

Em 2015 a FDA (Food and Drug Administration) tomou medidas: forneceu um período de 3 anos ao longo do qual as indústrias alimentares terão de reduzir o uso deste tipo de gordura nos produtos. Uma vez que esta regulamentação não afecta Portugal, o que pode então fazer? Confirme sempre a lista de ingredientes: caso tenha gordura hidrogenada, escolha outra opção ou, se optar por ingerir o produto, ao menos sabe que está a fazer uma escolha consciente! 😊
Professional Blog Designs by pipdig