Açaí: sim ou não?


O açaí faz parte da lista de "alimentos da moda", mas a questão que se impõe é: será mesmo um alimento saudável?

Na sua forma natural, para além do seu potencial antioxidante, o açaí tem um baixo teor de açúcar e uma percentagem de gordura à volta dos 5%. O tipo de gordura que o constitui é o ácido oleico, a mesma gordura do azeite. 

A questão é que a versão de açaí mais comum, a polpa congelada, tem quase sempre (tirando raras excepções) açúcar adicionado. Para além disso, muitas vezes o açaí vem acompanhado por toppings também eles ricos em açúcar: granolas, cereais, leite condensado e outras coberturas semelhantes, o que desvirtua totalmente o potencial benéfico do açaí "ao natural".

Assim sendo temos duas opções: caso queiramos fazer do açaí um hábito, vale a pena procurar polpa de açaí congelada (sem açúcar adicionado) e acrescentar por exemplo 1 banana. Como toppings apostar em fruta e/ou cereais com baixo teor de açúcar. Se pelo contrário, for algo que não comemos com frequência e quando o fazemos optarmos pelas versões com açúcar, devemos ter em conta que é considerado um "doce" e não o equivalente a uma fruta. 
Professional Blog Designs by pipdig