Fibra: tipos, funções 5 alimentos ricos em fibra


A fibra faz parte daquele grupo de nutrientes que muito poucas pessoas conseguem ingerir em quantidades adequadas e de forma consistente. 
A dose diária recomendada de fibra são cerca de 25g/dia para as mulheres e 38g por dia para os homens. Quem não costuma ingerir muita fibra deverá ir aumentando este nutriente de forma gradual, por forma a evitar possíveis efeitos secundários de uma introdução abrupta (inchaço abdominal, gases, cólicas).

Existem 2 tipos de fibra:
- Fibra solúvel: tal como o nome indica, dissolve-se, criando uma espécie de gel que ajuda a manter os níveis de colesterol e glicemia equilibrados
- Fibra insolúvel: ao não se dissolver este tipo de fibra é essencial para a manutenção de um trânsito intestinal regular

Aqui seguem 5 alimentos ricos em fibra:
1. Sementes de linhaça: 27g de fibra por 100g (3g por colher de sopa)
2. Flocos de aveia: 11g de fibra por 100g (4g por 4 colheres de sopa)
3. Amêndoas: 12g de fibra por 100g (3,5g por 23 amêndoas)
4. Feijão preto: 9g de fibra por 100g (4g por 4 colheres de sopa)
5. Framboesas: 6g de fibra por 100g (8g por chávena)




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