Covid-19: Nutrição e cuidados a ter


Neste momento, as redes sociais estão inundadas de conteúdos sobre o coronavírus. Muitas pessoas em consulta têm-me questionado acerca deste assunto. Se por um lado muitas pessoas desvalorizam o que se está a passar, outras estão em pânico. Posto isto, achei que era importante fazer uma publicação sobre o assunto, para esclarecer alguns pontos-chave:

1. Não há evidência de que determinados alimentos/ nutrientes evitem a infecção pelo COVID-19. Como é óbvio, uma nutrição adequeada (rica em fruta, vegetais, alimentos pro e prebióticos) fará sempre todo o sentido pelo facto de melhorar a capacidade de resposta dos indivíduos. No entanto, mesmo que haja um alívio na duração/ intensidade dos sintomas, indivíduos infectados continuam a ser veículo de transmissão.

2. Bom senso acima de tudo: esta é uma situação para ser levada a sério. As medidas de higiene são a melhor forma de se prevenir a propagação do vírus: lavagem adequada das mãos e etiqueta respiratória- ao tossir, cobrir a boca com o cotovelo/lenço descartável, não tocar na cara antes de fazer a higiene adequada das mãos.

3. Caso tenham sintomas suspeitos (febre, tosse, dificuldade respiratória) resguardem-se e evitem contacto com outras pessoas. Caso vos seja prescrita quarentena, têm de respeita-la. É verdade que o vírus não parece ter consequências graves nas camadas mais jovens, no entanto vivemos em comunidade: temos de pensar nos grupos de risco e fazer o possível para evitar contágios.

4. Manter a calma! Não é preciso entrar em pânico e atacar os supermercados. Agir com responsabilidade e civismo e relembrar as medidas do ponto 2 e 3.

5. Caso tenham sintomas suspeitos ou tenham estado em contacto com alguém infectado, não se desloquem ao hospital ou centro de saúde, liguem para a Saúde 24: 808242424. 

Ilustração: Mariana Crespo
Professional Blog Designs by pipdig