Organizar refeições de forma simples


Uma das grandes ferramentas para manter uma alimentação saudável a longo prazo (e desta forma atingir quaisquer que sejam os nossos objectivos) está no planeamento e organização das refeições. Este planeamento não tem de ser nada de muito complexo: a ideia é ajudar ao longo da semana e facilitar-nos a vida. O mais importante é sermos consistentes nos nossos hábitos, mesmo que isso implique ir fazendo mudanças graduais e alguns ajustes quando as coisas não estão a correr como pretendemos.
Assim sendo, deixo-vos 5 estratégias simples para facilitar na organização das refeições/ marmitas:

1. Fazer sempre uma lista de compras: a base de qualquer planeamento, deve ser feita tendo em conta o que precisamos e o que temos em casa, por forma a minimizar o desperdício e fazer compras inteligentes
2. Apostar na sopa: quem faz consultas comigo sabe que defendo a ingestão de sopa ao almoço e ao jantar, sendo um excelente veículo de vegetais e nutrientes.  Pode-se fazer no fim-de-semana uma dose maior e congelar uma parte (para a meio da semana ser mais rápido) ou preparar os vegetais numa quantidade superior, metade vai para a sopa e o restante para o congelador, já prontos a usar. Para levar para o trabalho/ aulas os termos de chá funcionam muito bem!
3. Fazer refeições em maior quantidade e congelar: dá imenso jeito quando há falta de tempo a meio da semana, na fotografia está o caril de legumes que costumo fazer e que pode ser congelado (encontram a receita mais para baixo ou no site)
4. Ter sempre backups no congelador: hambúrgueres de grão, de feijão, de atum… são alguns exemplos de receitas que se fazem 1x e dão para várias refeições individuais, são óptimos para alturas em que não temos mais nada pronto (todas as receitas no site - link na bio)
5. Ter alguns alimentos preparados em “separado”, em vez de cozinhar só pratos compostos e andar semana toda a comer a mesma coisa: exº no forno colocar uns legumes temperados com especiarias e ao mesmo tempo umas postas de peixe e umas batatas doces para assar, na frigideira saltear outros vegetais e fazer um tofu grelhado… - deste modo consegue-se fazer inúmeras combinações ao longo da semana com os mesmos ingredientes!

E por aí, costumam organizar as vossas refeições? Que estratégias utilizam?
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