5 alimentos contra a barriga inchada


Acorda de manhã com a barriga mais lisa e ao fim do dia já tem dificuldade em apertar as calças? A barriga dilata com facilidade e sente dor e desconforto abdominal? Então este artigo é para si! 

À medida de vamos comendo, os alimentos e líquidos vão ocupando espaço no nosso aparelho digestivo, o que por si só significa que haverá alguma expansão do abdómen. No entanto, por vezes instala-se uma dilatação excessiva, causada por hábitos diários (exº: comer muito rápido, beber muitos refrigerantes com gás), intolerâncias alimentares ou até mesmo stress. Quando o inchaço já está instalado é muito útil termos alguns "truques na manga", uns mais imediatos do que outros, para ajudar na sua resolução.

Tome nota de 5 alimentos que ajudam no combate à barriga inchada:

1. Pepino
As rodelas de pepino colocadas sobre os olhos já são um clássico, no que diz respeito às dicas de beleza. Para além deste tipo de utilização, a sua ingestão como ferramenta de combate ao inchaço faz todo o sentido: é rico em antioxidantes e extremamente diurético.
2. Hortelã-pimenta 
Perfeita para acalmar o estômago, é a infusão ideal para quando há desarranjos intestinais. Ajuda no relaxamento do tracto gastrointestinal.
3. Iogurte
Naturalmente que não será indicado para pessoas com intolerância severa à lactose. No entanto, é importante relembrar que o facto de se ser intolerante ao leite não significa que essa intolerância se mantenha no iogurte, uma vez que devido à presença das bactérias probióticas, a lactose já está muito mais "digerida" e costuma ser melhor tolerada. Os probióticos presentes no iogurte, para além de serem excelentes para a imunidade, ajudam ainda na promoção de um bom funcionamento intestinal.
4. Sementes de funcho
Acção excelente e muito rápida, ideal para os dias em que o inchaço está mais complicado de resolver. Basta colocar 1-2 c. café de sementes de funcho numa chávena de água a ferver e aguardar 10 min para fazer a infusão. Ingerida no fim da refeição, vai promover um relaxamento do tracto gastrointestinal e absorção do ar preso na zona abdominal.
5. Gengibre
Tanto cru (em saladas, águas aromatizadas ou sumos) como fervido (em chá) o gengibre é  sempre um alimento a ter em casa. Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre ajuda no combate ao enjoo, náusea, acalma o estômago e relaxa o intestino.

Fotografia via Pinterest
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