Crepes de polvilho: crepioca


Os crepes de polvilho (ou crepiocas) são feitos a partir da fécula de mandioca. É esta fécula de mandioca que depois de hidratada origina a tão conhecida e popular tapioca (daí o nome "crepioca"). 
Os crepes de polvilho têm uma grande vantagem em relação à tapioca: se combinarmos os ingredientes certos conseguidos obter uma massa de crepe com um teor de proteína muito interessante, o que é um excelente ponto de partida. Se ao rechearmos optarmos por fontes de proteína e/ou gordura saudável, melhor ainda. 
A massa é muito fácil de fazer, sendo que nem é preciso liquidificadora ou robot de cozinha, um garfo é mais do que suficiente!

Ingredientes:
- 1 ovo
- 2 c. sopa de queijo quark
- 2 c. sopa de polvilho

Modo de preparação:
Basta misturar todos os ingredientes e deitar a mistura sobre uma frigideira anti-aderente. Caso seja necessário pode-se colocar um pouco de azeite num papel de cozinha e passar levemente na frigideira.
A receita dá para 1 crepe grosso ou 2 crepes mais finos, depende do gosto de cada um. Quanto ao recheio, costumo preferir versões "salgadas" com queijo magro e fiambre de peru ou queijo ricotta e salmão fumado, no entanto há quem recheie com ingredientes doces, tal e qual como a tapioca. 
Ideal para o almoço a acompanhar com uma boa dose de vegetais! 😉
Professional Blog Designs by pipdig