To sushi or not to sushi?


O sushi é um prato tradicional da cozinha Japonesa que consiste em arroz cozido avinagrado em combinação com outros ingredientes, regra geral peixe cru, e que faz as delícias de muitos.
Resta saber se o sushi é ou não uma opção saudável. E a resposta é: .....depende! Depende das escolhas que fazemos e depende do "espírito" com que vamos para uma refeição de sushi.

Aqui seguem 5 estratégias para tornar uma refeição de sushi mais saudável:

1. Evite ir a um rodízio de sushi estando há horas sem comer, na perspectiva de "aproveitar ao máximo a refeição": vai acabar por comer em quantidades excessivas, de forma demasiado rápida e muitas vezes a refeição termina com uma má digestão ou sensação de enfartamento
2. Dê sempre preferência ao sashimi (peixe cru fatiado): fonte de proteína de alto valor biológico e de ácidos gordos ómega 3 (no caso do salmão e do atum)
3. Fuja dos fritos: é importante relembrar que todo o arroz do sushi leva açúcar na sua confecção. Deste modo, faz todo o sentido evitar também o aporte extra de gordura, decorrente das peças fritas
4. Modere o molho de soja: apesar do baixo valor calórico, é muito rico em sal
5. Termine a refeição com um pouco de gengibre: é um potente anti-inflamatório e ajuda no processo de digestão

Estas sugestões são particularmente interessantes para quem come sushi com alguma regularidade. Lembre-se que o "equilíbrio" é a palavra de ordem!
Atenção: grávidas (especialmente se não forem imunes à toxoplasmose) e indivíduos com baixa imunidade (nomeadamente em ciclos de quimioterapia), o sushi é sempre de evitar.
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