5 dicas para voltar à rotina depois das férias


Todos sabemos que durante o período de férias as nossas rotinas diárias são bastante diferentes. Não temos de cumprir horários, viajamos, combinam-se mais almoços e jantares, por vezes suspende-se o exercício físico etc. 
Se é verdade que Setembro é habitualmente um mês caracterizado por um aumento na motivação para um estilo-de-vida saudável, também sabemos que por vezes é difícil voltar a entrar no ritmo. Aqui seguem 5 dicas para ajudar a recomeçar:

1- Estabelecer objectivos realistas: aqui a palavra de ordem é bom senso. Ao estabelecer um objectivo irrealista acabamos por só nos desmotivar quando não o conseguirmos atingir. 

2- (Re)Começar a treinar, com calma: aqui a questão dos objectivos realistas faz toda a diferença. Mais vale estabelecer o objectivo de treinar 3/semana e fazê-lo durante anos do que apontar para os 5 treinos por semana e fazê-lo durante 1 mês. É ainda importante "honrar" o compromisso de treinar como qualquer outro: esta questão é particularmente importante para quem treina sozinho.

3- Hidratar, hidratar, hidratar: apesar de estar mais calor no Verão, o que provoca mais sede, é muito comum haver um decréscimo na ingestão de água nesta altura do ano - o facto de não se estar a uma secretária com uma garrafa também não ajuda. Aos poucos, recomeçar a trabalhar para uma hidratação consistente, até porque a sede pode muitas vezes ser confundida com fome!

4- Planear as refeições (de forma flexível): perceber se há refeições fora, se sim quais e o que se pode preparar antecipadamente para facilitar a semana de trabalho. O planeamento também ajuda na gestão das refeições menos equilibradas: se já sabemos que nos espera uma semana com muitos eventos sociais, faz sentido garantir boas escolhas alimentares durante os dias de trabalho.

5- Valorizar as pequenas mudanças: pequenas mudanças, desde que sustentadas e consistentes, podem ter um grande impacto na nossa vida. Usar as escadas em vez do elevador, tirar o açúcar do café, beber diariamente 1,5-2l de água, comer vegetais ao almoço e ao jantar, tudo isto são exemplos de pequenas mudanças que a longo prazo farão toda a diferença.
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