Granola de aveia e chocolate



As granolas fazem parte daquele grupo de alimentos que está na muito na moda. Ainda assim, a verdade é que a maior parte das granolas engana bastante: costumam estar carregadas de açúcar, conseguindo por vezes ultrapassar os clássicos cereais infantis no que diz respeito à quantidade deste nutriente.
Hoje trago uma receita de granola que apesar de não ter adição de nenhuma forma de açúcar (nem adoçante) é super crocante e deliciosa! Apenas posso dizer que o truque usado nesta granola vai surpreender!! 😊

Ingredientes:
- 1 chávena de flocos de arroz tufado (sem açúcar)
- 1 chávena de flocos de aveia
- 40g chocolate negro (+ 70% cacau)
- 40g amêndoas com pele
- 2 c. sopa de amendoins sem sal (ou outro fruto seco à escolha)
- 2 claras de ovo

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Começar por partir grosseiramente as amêndoas com pele e os amendoins: com cuidado para não ficar em farinha - não é esse o objectivo! 
Misturar numa taça os frutos secos já triturados, com os flocos de aveia e o arroz tufado. Agora vem a parte do truque: à parte, bater 2 claras em castelo. Envolver as claras na mistura da granola (com calma para não desfazer totalmente a clara mas de forma a ficar tudo misturado de forma homogénea). 
Levar ao forno e contabilizar 10 minutos: aos 10 minutos acrescentar o chocolate negro partido aos pedaços e mexer bem toda a granola. Levar ao forno por mais 7 minutos (ir verificando o tempo). 
Deixar arrefecer e guardar num frasco bem fechado. A quantidade descrita dá para um frasco como se vê na imagem (não muito grande), sendo que se pode sempre duplicar a quantidade. 
Professional Blog Designs by pipdig