Como (re)começar uma rotina saudável


Todos sabemos que durante o período de festas as nossas rotinas diárias são bastante diferentes.

Se é verdade que Janeiro é habitualmente um mês caracterizado por um aumento na motivação para um estilo-de-vida saudável, também sabemos que por vezes é difícil voltar a entrar no ritmo. Aqui seguem 5 dicas para ajudar a (re)começar:

1- Estabelecer objectivos realistas: a palavra de ordem é bom senso. Pode ser importante estabelecer pequenas metas (os chamados "baby steps"), por forma a ir tendo várias conquistas até se chegar ao objectivo final. 


2- Treinar, com calma: aqui a questão dos objectivos realistas faz toda a diferença. Mais vale estabelecer o objectivo de treinar 3/semana e fazê-lo durante anos do que apontar para os 5 treinos por semana e fazê-lo durante 1 mês. É ainda importante "honrar" o compromisso de treinar como qualquer outro: esta questão é particularmente importante para quem treina sozinho.


3- Hidratar, hidratar, hidratar: com o aumento da ingestão de álcool típica do mês de Dezembro, é muito comum haver um decréscimo na ingestão de água nesta altura do ano. Aos poucos, começar a trabalhar para uma hidratação consistente, até porque a sede pode muitas vezes ser confundida com fome!


4- Planear as refeições (de forma flexível): este foi precisamente o tema da última publicação. O planeamento ajuda também na gestão das refeições menos equilibradas: se já sabemos que nos espera uma semana com muitos eventos sociais, faz sentido garantir boas escolhas alimentares durante os dias de trabalho.


5- Valorizar as pequenas mudanças: pequenas mudanças, desde que sustentadas e consistentes, podem ter um grande impacto na nossa vida. Usar as escadas em vez do elevador, tirar o açúcar do café, beber diariamente 1,5-2l de água, comer vegetais ao almoço e ao jantar, tudo isto são exemplos de pequenas mudanças que a longo prazo farão toda a diferença.
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