5 mitos sobre emagrecimento


Hoje em dia o acesso à informação é muito fácil e quase imediato, estando muitas vezes à distância de uma pesquisa rápida no google. Ainda assim, é muito importante reforçar que nem toda a informação disponível é de qualidade. Cada vez mais se vê a propagação de mitos sem qualquer sentido, sendo que muitas destas crenças infundadas podem ter consequências severas para a saúde.
É precisamente isso que vos trago hoje, 5 mitos sobre o emagrecimento:

Se queremos emagrecer…
✖️…há vegetais que não podemos comer: esta ideia de que há vegetais que têm de ser excluídos numa fase de emagrecimento tem sido muito difundida ultimamente. O facto de se criar a dúvida se se pode ou não comer vegetais é algo que me faz muita confusão. Para além do seu teor em micronutrientes e fibra, os vegetais são muito pouco calóricos. Podem e devem fazer parte da rotina diária!!Questões particulares de digestão devem ser adequadas individualmente.
✖️…a sopa não pode levar cenoura e abóbora: este já é um clássico. Estes vegetais têm cerca de 30 kcal/100g.. acho que este valor calórico diz tudo! 🤓
✖️…só se pode comer 1-2 peças de fruta por dia e nunca banana: tal como os vegetais, a fruta é muito rica em micronutrientes, fibra e antioxidantes: um mínimo 3-4 peças/dia seria o aconselhável para a população em geral. E quanto à banana: é verdade que tem um valor calórico um pouco superior do que outras frutas, mas ainda assim não é com certeza 1 banana por dia que nos está a prejudicar.
✖️…depois de uma refeição mais pesada, temos de fazer um detox: os rins, pulmões, a pele e principalmente o fígado são os responsáveis pelas reacções de desintoxicação do nosso corpo. A ideia de que depois de uma refeição pesada temos de nos “purgar” ou “penitenciar” para além de não ter qualquer base científica só incentiva uma má relação com a comida e ciclos de restrição/ compulsão.
✖️…pão, arroz, massa e batata estão completamente proibidos: a “carbofobia” (fobia dos hidratos de carbono) é real e cada vez mais comum. Nunca é demais reforçar que os hidratos de carbono são necessários e que tal como tudo, o ajuste individual é a chave.
Professional Blog Designs by pipdig