Summer is coming - que comecem as dietas!


Chegamos à altura do Verão e começa a loucura das dietas, os detox, os suplementos para emagrecer, as restrições desmedidas e os treinos intensivos por forma a conseguir obter o tão esperado "corpo de praia". Numa altura de tanto frenesim, e numa era em que parece que todos temos um nutricionista dentro de nós, achei que era importante deixar aqui algumas considerações que podem ser úteis: 

- A melhor "dieta" é aquela que é feita à nossa medida e que conseguimos seguir a longo prazo: parece a conversa de sempre, mas é 100% verdade. Personalização e adequação são palavras chave - e de que vale uma dieta super restrita para perder peso rápido, se a conseguimos manter apenas durante 2 meses?

- Cuidado com os fundamentalismos: quanto mais restritivo for o padrão alimentar mais tendência há para descompensações e adopção de comportamento "tudo ou nada"

- Há sempre margem para comermos aquilo que gostamos: isto é algo fundamental e que deve ser transversal a qualquer abordagem nutricional. Desde que me lembro que incentivo aos meus clientes a regra dos 80/20: 80% do tempo uma alimentação cuidada e 20% do tempo incluir alimentos que gostam mas que não são considerados tão "nutritivos"

- Atenção às dosagens: já falei disto noutras publicações, os alimentos considerados "mais saudáveis" também engordam. O azeite é considerado uma gordura saudável, mas tem 9 kcal/g, tal como a banha de porco. Uma colher de chá de manteiga de amendoim é completamente diferente de 1 colher de sopa, e por aí fora.. 

- Os suplementos para emagrecer apenas emagrecem as carteiras, é fundamental criar algum espírito crítico relativamente às publicidades que nos inundam hoje em dia! 
Professional Blog Designs by pipdig