5 truques para aproveitar o Natal



Natal é sinónimo de família, convívio, partilha e tradição. O grande e verdadeiro "lema" para aproveitar o Natal deveria passar por deixar os fundamentalismos e extremismos à porta de casa e viver estes dois dias com equilíbrio e flexibilidade, voltando à rotina alimentar logo depois de dia 25. 
Aqui seguem 5 truques que ajudam nesta gestão e que permitem aproveitar o Natal, sem perder as tradições: 

1. Apostar na hidratação: para além do facto da fome poder ser confundida com a sede, a ingestão de infusões pode ser uma boa estratégia para ajudar na digestão das refeições mais pesadas. Infusões de menta, camomila, sementes de funcho, erva doce são boas alternativas. 

2. Moderar a ingestão de bebidas açucaradas e álcool: se as sobremesas e doces são uma presença obrigatória nas mesas de Natal, faz sentido reduzir a ingestão de açúcar proveniente de outras fontes menos interessantes, como os refrigerantes. Relativamente ao álcool, um truque fácil de aplicar é ir intercalando a sua ingestão com água (por exemplo, 1 copo de água por cada copo de vinho). 

3. Usar e abusar dos vegetais como acompanhamento das refeições. Desta forma deixa-se menos espaço no prato para arroz, massa ou batata, já que muitas vezes os "hidratos de carbono" são logo ingeridos no início da refeição sobre a forma de pão e tostas, e no fim da refeição sobre a forma de sobremesas.

4. Na altura das sobremesas, fazer o "pijaminha": colocar no prato uma pequena quantidade de cada doce, em vez de encher o prato com uma sobremesa de cada vez. Assim experimenta-se um pouco de tudo e as quantidades são mais reduzidas.

5. Comer devagar, mastigar e saborear bem os alimentos: pode parecer um truque demasiado simplista, mas a verdade é que mastigar com calma os alimentos, fazer uma ingestão consciente e tranquila não só faz retirar muito mais prazer da refeição, como também ajuda na digestão e percepção de saciedade. 

E por fim, porque já está na altura de começar a dizê-lo: Feliz Natal!!!! 🎄
Professional Blog Designs by pipdig