O halo saudável


Hoje em dia "nutrição" e "alimentação saudável" são tópicos de interesse para grande parte da população. Há muita informação disponível das mais variadas formas (livros, blogs, websites, redes sociais), e enquanto que alguma dessa informação até pode ser de boa qualidade, temos também aqueles casos que ajudam na perpetuação de crenças e ideologias sem base científica, que passam a fazer parte da rotina de muitas pessoas. 

O efeito "halo saudável" é um tipo de viés cognitivo e consiste na tendência para uma impressão positiva de determinado produto/ alimento ou hábito e que leva a influenciar a opinião das pessoas noutras áreas. Um exemplo prático está nos alimentos que se vendem nas lojas de produtos naturais, ficando muitas pessoas com a percepção de que "se se vende lá é porque são boas opções", porque "é dietético" e "natural". 

Este tipo de rótulos que colamos aos alimentos faz com que muitas vezes não olhemos para os seus verdadeiros rótulos: listas de ingredientes e composição nutricional. Ter uma noção básica da composição dos alimentos é fundamental para que possamos compreender o que faz sentido para cada um de nós. Não se deixem levar pela dicotomia do "bom" e "mau", não vão em extremismos e se precisarem de apoio para atingir determinado objectivo procurem um nutricionista que vos ajude. 

A nutrição é muito mais do que tabelas de calorias, sopas sem batata e dietas sem hidratos. A nutrição pressupõe uma adequação a cada pessoa tendo em conta a sua individualidade, estado de saúde e acima de tudo, a nutrição DEVE SEMPRE promover uma boa relação com a comida. Já chega de fundamentalismos, está na altura de fazermos as pazes com a comida, não concordam comigo?

Professional Blog Designs by pipdig