5 pequenos hábitos que fazem toda a diferença


Por vezes pensamos que ter um estilo-de-vida saudável é muito complicado e que ou fazemos tudo certinho a 100% ou não vale a pena.. Na verdade, o "óptimo é inimigo do bom" e por vezes pequenas mudanças se forem sustentadas e feitas de forma consistente fazem toda a diferença! Aqui seguem 5 exemplos: 

1. Beber água: parece um objectivo básico mas a verdade é que a maior parte das pessoas estão constantemente desidratadas. A água deve ser ingerida de forma tranquila ao longo do dia: aqueles dois copos grandes de água em jejum bebidos em 5 minutos não são o suficiente para garantir uma boa hidratação - mesmo que naquele momento se ingira logo 0,5l.

2. Descansar. Outra necessidade básica do nosso organismo que muitas vezes colocamos para segundo plano: o sono. Quantas vezes não ficamos acordados até tarde a trabalhar ou até mesmo distraídos a ver um filme ou ao computador? O sono é importantíssimo para repor energias, recuperação muscular, fortalecimento do sistema imunitário, controlar a glicemia e até o nosso apetite. Se possível, tente criar uma rotina de horas de deitar e acordar e largar o telefone e computador logo após o jantar. 

3. Treinar com regularidade. O ideal será treinar com uma regularidade certa, por forma beneficiar de todas as vantagens que o exercício físico traz para a saúde. No entanto é importante ter em mente que tudo conta e tudo faz a diferença: mesmo que numa fase inical só consiga fazer 2 caminhadas por semana, já é melhor do que não fazer nenhuma. Comece aos poucos e interprete o treino como qualquer outro compromisso importante na sua agenda. 

4. Cortar com o açúcar das bebidas. Se ainda coloca açúcar no café, galão ou chá, comece a colocar esses pacotinhos de parte e vai ficar surpreendido com o que consegue acumular ao fim de uma semana. Tal como já foi falado neste post, uma ingestão de 3 cafés por dia (cada um com 1 pacote de açúcar) perfaz um total de 84 pacotes de açúcar ao fim de um mês. Se contabilizarmos ainda o açúcar adicionado aos chás ou o que está presente em refrigerantes e néctares, o total é surreal. Mais uma vez, cada pacotinho de açúcar conta: comece aos poucos a fazer o desmame e a adaptar-se ao sabor natural dos alimentos.

5. Ingerir sopa nas refeições principais. Infelizmente para a maior parte das pessoas, a ingestão de vegetais continua muito aquém dos objectivos. Iniciar as refeições principais com sopa já é um começo e uma boa ajuda para quem não aprecia o sabor dos vegetais. O ideal é preparar a sopa no fim-de-semana e deixar logo os vegetais preparados e congelados, para se fazer mais uma dose a meio da semana. Desta forma torna-se mais prático e parte das refeições principais já está garantida!
Professional Blog Designs by pipdig