A quinoa é um exemplo de alimento novo e trendy que realmente vale a pena. Apesar de não ter um teor elevado de proteína (4g por 100g), a proteína que contém é completa, sendo o único alimento de origem vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais. A principal desvantagem da quinoa prende-se com os preços a que é vendida, sendo que muitas vezes acaba por não ser uma presença regular nas nossas despensas.
A questão é, quando compramos quinoa o que fazer com ela? Aqui ficam 5 sugestões:
1- Acompanhamento frio: esta forma de comer quinoa não é novidade e aliás é a mais comum: cozer a quinoa e acrescentar às saladas
2- Acompanhamento quente: cozer a quinoa, acrescentar legumes cortados aos pedaços e servir quente, tal como um "arroz de legumes".
3- Overnight quinoa: o exemplo da imagem, igual às clássicas overnight oats, mas em vez de se usar flocos de aveia usa-se a quinoa cozida. Pode parecer estranho mas fica delicioso, basta lembrarmo-nos que também comemos arroz doce! :)
4- Papa de quinoa: semelhante à opção anterior mas quente em vez de fria, cozer em leite magro ou bebida vegetal, com pau de canela e raspa de limão.
5- Hambúrgueres de quinoa: usar como cereal nos hambúrgueres vegetarianos, como os hambúrgueres de grão.