Sumos verdes: tudo o que precisa de saber


Os sumos verdes continuam a ser das grandes tendências do mundo das dietas e do detox. Assim sendo, é importante saber de que forma este tipo de sumos podem ou não ser  nossos aliados numa alimentação saudável. Aqui seguem alguns pontos importantes:

1- Atenção à quantidade de fruta: muitas vezes num sumo está a quantidade de fruta correspondente a um dia inteiro. Um sumo que tenha 4 peças de fruta e 5 folhas de espinafre pode até ser um sumo "verde", no entanto tem um teor de açúcar considerável e uma quantidade mínima de vegetais
2- Usar e abusar dos vegetais: se olharmos para os sumos verdes como "sopas frias", com um rácio de vegetais superior ao de fruta, podem ser sem dúvida uma boa estratégia para aqueles que têm dificuldade em gostar deste grupo de alimentos. É sempre interessante colocar 1/2 banana ou 1 maçã: são frutas com um sabor intenso e que têm capacidade de "aniquilar" o sabor dos outros ingredientes. 
3- Acrescentar fontes de proteína ou gordura, por forma a tornar o sumo (neste caso smoothie) nutricionalmente mais rico: iogurte grego ligeiro, iogurte skyr, pasta de amêndoa são boas soluções.
4- Não usar os sumos como substituto de refeições principais: terá grandes implicações a nível da saciedade e controlo do apetite.
5- No seguimento do ponto anterior, o ideal será sempre acrescentar algo "sólido" ao sumo, ou seja "mastigar sempre mais qualquer coisa". Ajuda muito a nível da saciedade: uma pequena dose de sementes de abóbora ou frutos secos (2-3 unidades) são boas alternativas.

E por fim, apenas para resumir, aqui ficam mais dois pontos importantes:

- Os sumos verdes não desintoxicam: para desintoxicar temos o fígado e os rins, responsáveis por eliminar as toxinas do nosso corpo
- Os sumos verdes não são uma boa estratégia para perder gordura: dias inteiros a sumos levam a que se perca peso, no entanto esse peso é decorrente da perda de água e massa muscular, e não da gordura (era bom que fosse assim tão fácil!)

Resumindo: os sumos verdes podem ser um complemento interessante para uma alimentação saudável desde que, como tudo na vida, sejam usados com equilíbrio e bom senso. 🤓
Professional Blog Designs by pipdig