Falta de motivação? Então leia isto!


Estamos com o objectivo de emagrecer. Os níveis de motivação e optimismo estão altíssimos, inscrevemo-nos no ginásio e estamos a ir 5 vezes por semana. Começamos a fazer um plano alimentar prescrito pelo nutricionista mas era pouco restritivo, então ainda fizemos alguns "cortes e ajustes" adicionais. Perdemos peso e volume, está tudo a correr lindamente. Mas depois... começamos a perder a motivação. Este filme é-vos familiar?

A verdade é que a motivação inicial é fantástica para dar o impulso, no entanto não podemos depender dela. Uma vez que a nossa ingestão alimentar está intimamente relacionada com as nossas emoções e estado de espírito, é fundamental criar algumas estratégias que nos permitam mantermo-nos no caminho certo sem deitar tudo a perder.  "O óptimo é inimigo do bom" e a consistência tem de ser a palavra de ordem!


Aqui seguem algumas sugestões que podem ajudar:
- Planear as refeições: não tem de ser de forma exaustiva ou sinónimo de horas na cozinha. Ainda assim, ter fontes de proteína já confeccionadas (ovos, bifes de peru, postas de pescada, hambúrgueres de leguminosas, tofu..), bem como acompanhamentos (arroz, batata, couscous, vegetais, sopa) é fundamental para no momento da refeição eliminar o factor "escolha": já está escolhido à priori porque já está confeccionado e pronto a comer. 
- Andar sempre com snacks: vamos passar muitas horas fora de casa? Então mais vale levar qualquer coisa para comer durante esse período. Se não tivermos nada connosco na altura em que a fome aperta, usamos isso como justificação para comer um bolo ou um salgado numa pastelaria.
- Aprender a dizer "não" e racionalizar as escolhasao fazer um plano de emagrecimento não precisamos de abdicar de tudo o que gostamos, mas a verdade é que também não podemos dizer que "sim" a tudo. É muito importante aprender a racionalizar, pensar antes de comer e escolher bem onde queremos gastar os "créditos". 
- Aprender a voltar ao ritmo: a excepção não faz a regra. Mesmo que passemos por um período em que a alimentação e o treino não estejam como pretendíamos o importante é voltar sempre a encarrilar na direcção certa, sem compensações ou restrições extra.





Professional Blog Designs by pipdig