Sopa: o que precisa de saber


O hábito de comer sopa é algo muito Português. Ainda assim, daquilo que vejo nas consultas cada vez mais se vem aos poucos abandonando este hábito tão saudável: ou porque “só dá jeito comer ao jantar” ou porque “não se tem fome para sopa e prato e portanto prefere-se o prato” ou porque depois “começa o calor e já não apetece sopa” e o pior de todos e mais recente… porque “a sopa engorda” (?? 🤦🏽‍♀️).

Posto isto está na altura de percebermos então o que temos de ter em conta em relação à sopa:

1. a sopa constitui uma forma muito prática e eficaz de consumir vegetais: pode e deve aparecer diariamente e idealmente até nas 2 refeições principais
2. a sopa deve ser rica e variada, sem medos de juntar vegetais diferentes, sendo que se for possível deixar alguns inteiros melhor (mais fibra!)
3. ainda que não se pretenda que as sopas sejam autênticos purés de batata, uma dose pequena de batata para uma panela grande de sopa tem um impacto muito pequeno e por vezes facilita muito a logística em família
4. mais do que a batata devemos estar atentos à quantidade de azeite que se coloca: importante lembrar que 1 c sopa de azeite = 135 kcal
5. para quem quer emagrecer a sopa é uma óptima aliada: no início de cada refeição ajuda a promover uma maior saciedade, consumindo-se menor quantidade do prato (as doses de sopa depois deverão ser sempre adequadas a cada caso, consoante o objectivo)

Por isso toca a fazer sopa para ter durante a semana! Se a meio da semana acabar pode-se sempre usar vegetais congelados e despachar uma nova dose ou então ao cozinhar fazer logo em duplicado, uma parte vai para o frigorífico e o resto para o congelador!!
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