"Estraguei tudo no fim-de-semana"


Esta é uma daquelas frases clássicas que quase todos já ouvimos. A ideia que está por detrás desta afirmação é algo que abordo muito nas consultas.


Para muitas pessoas é difícil fugir da mentalidade “perdido por 100, perdido por 1000”. Muitas vezes, na base deste mindset está uma restrição extrema, na qual se está a ingerir bem abaixo das necessidades e constantemente com a mentalidade de dieta do “que se pode” e “o que não se pode”. Todos sabemos que o fruto proibido é o mais apetecido e esta associação de valores aos alimentos, os “bons” e os “maus” (já anteriormente falado aqui na página) leva a que muitas vezes seja difícil gerir e enquadrar estas excepções. Deste modo, aquilo que era uma excepção pontual rapidamente se torna numa descompensação que termina com a sensação de culpa, de “estragar tudo” e que vai perpetuar novo ciclo de restrição. 


Comer é um acto de prazer que está intimamente relacionado com a sociabilização. É importante perceber que uma certa descompressão e descontracção em relação à comida é benéfica e faz parte de um estilo-de-vida saudável.


➡️ Isto quer dizer que devemos comer alimentos pouco nutritivos todos os dias a toda a hora? Claro que não! Mas é fundamental lembrar que o progresso e a evolução são a soma de todas as nossas pequenas acções, todas as pequenas mudanças que vamos implementando de forma consistente.


➡️ E se houver uma excepção? Que seja aproveitada e bem saboreada, sem trazer sentimentos de culpa ou remorso, seguimos em frente sem restrições extra ou compensações! 💪🏽😉

Professional Blog Designs by pipdig