5 alimentos a apostar se está a reduzir na carne




Hoje em dia há muitas pessoas que estão progressivamente a reduzir a ingestão de carne por questões de saúde, éticas ou até mesmo de gosto pessoal. Tal não significa necessariamente que façam uma alimentação vegetariana: por vezes há apenas a redução da carne em particular, sem eliminação de outro tipo de alimentos de origem animal. 
Assim sendo, e para esses casos, aqui ficam 5 alimentos (de origem animal e vegetal) a apostar se está a reduzir na carne, bem como os teores de proteína de cada um. 

1. Leguminosas: feijão preto, grão-de-bico, lentilhas, favas, ervilhas. Para além de serem fontes de proteína têm alto teor em fibra, contribuindo para o seu carácter saciante. 
Valor proteico (médio) por 100g: 9g, por dose (1 chávena): 15g

2. Ovo: fonte de proteína de alto valor biológico (contém todos os aminoácidos essenciais). 
Valor proteico por 100g: 13g, por dose (1 ovo): 6g 

3. Quinoa: apesar do seu teor em proteína não ser excepcional, a quinoa é o único alimento de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais, sendo por isso considerada uma proteína completa. 
Valor proteico por 100g: 4g, por dose (1 chávena): 8g

4. Sementes de abóbora: fontes de proteína vegetal, ferro e vitamina K. Quem está a fazer acompanhamento nutricional para emagrecer deve consumir como moderação (contêm cerca de 540kcal por 100g!)
Valor proteico (médio) por 100g: 25g, por dose (21g): 5g

5. Iogurtes proteicos: relativamente recentes no mercado, as versões com baixo teor de gordura e açúcar constituem uma excelente fonte para obtenção de proteína de alto valor biológico, tendo ainda a vantagem de serem ricos em probióticos. 
Valor proteico (médio) por 100g: 9g, por dose (1 iogurte): 13,5g 
Professional Blog Designs by pipdig