Proteína: funções e fontes alimentares

Já todos ouvimos falar sobre suplementos proteicos. O que é engraçado é que apesar de se falar tanto em "proteína" nos dias de hoje, muitas pessoas ainda têm alguma dificuldade em identificar quais os alimentos que são fontes deste macronutriente. O objectivo deste post é mesmo esse:  compreender onde podemos encontrar a proteína alimentar, quais as suas funções no organismo e quais serão as diferenças entre a proteína animal e a vegetal.

Porque muitas vezes focamo-nos em questões mais complexas enquanto as mais básicas ficam por consolidar 😊

O que é a proteína?
As proteínas são consideradas os blocos construtores do organismo, por serem essenciais para a formação dos músculos, dentes, ossos e tecido conjuntivo. Estão presentes em todas as células do nosso corpo e são fundamentais para o funcionamento do organismo, nomeadamente através das enzimas. 

De que são formadas as proteínas?
As proteínas são formadas por sequências de aminoácidos ligados entre si. Existem 3 classes de aminoácidos: os essenciais, os não essenciais e os condicionalmente essenciais. Os "essenciais", como o nome indica, são essenciais: não os conseguimos produzir e temos de os ir buscar à alimentação. Os "não essenciais" são o oposto: conseguimos produzir internamente. Os "condicionalmente essenciais" são habitualmente "não essenciais" excepto em determinadas circunstâncias (exº: doença). 

Quais as fontes alimentares de proteína?
A proteína está presente na carne, peixe, marisco, moluscos, bivalves, ovos, lacticínios, frutos secos, leguminosas, alguns cereais e sementes.

Qual é a diferença entre proteína animal e vegetal?
A proteína animal é considerada uma proteína completa, de "alto valor biológico". Isto significa que ao ingerir uma proteína animal temos acesso a todos os aminoácidos essenciais. 
A proteína vegetal é considerada uma proteína incompleta*, por lhe faltar um ou mais aminoácidos essenciais. A estes aminoácidos em falta dá-se o nome de aminoácidos limitantes. 
*A quinoa é uma excepção: apesar de não ter um teor de proteína elevado, a que contém é completa, com todos os aminoácidos essenciais. 

E quem faz uma alimentação vegan?
Quem não ingere qualquer tipo de fonte animal deverá ter em atenção quais os aminoácidos limitantes dos alimentos, por forma a fazer o que se chama a "complementariedade proteica". A título de exemplo, o arroz complementa com o feijão, garantindo uma proteína com todos os aminoácidos essenciais. 
Professional Blog Designs by pipdig