Com medo do (pa)Pão? Então leia isto!


"Estou a fazer dieta e por isso não posso comer pão" é capaz de ser uma das frases mais ditas em consultas de nutrição. Grande parte dos portugueses apesar de adorar pão, prepara-se sempre para dizer "adeus" a este alimento tão querido quando começa uma dieta. Agora a questão é: será que comer pão é assim tão mau para o emagrecimento? A resposta é: não!! 

Quem conhece o meu trabalho sabe que fujo a 7 pés de fundamentalismos, e este caso não é excepção. Quem se dá mal com o trigo/ glúten ou se por e simplesmente não quer introduzir o pão na sua alimentação, essa decisão deve ser respeitada. Agora, quem adora este alimento e sente que lhe faz muita falta, por que não introduzi-lo na rotina com equilíbrio? Como se costuma dizer "o fruto proibido é o mais apetecido" e por vezes o facto de se incluir o pão num plano alimentar é o suficiente para criar alguma descontração e atenuar os cravings causados por grandes restrições. Assim sendo, aqui seguem mais alguns factores a ter em conta:

- o típico pão alentejano é uma boa opção, com poucos ingredientes - por vezes mais vale não inventar! 
- atenção ao tamanho/ peso dos pães: existem inúmeros pães no mercado, alguns muito leves e outros com mais de 100g- faz sentido perceber qual a dosagem aconselhada para cada caso
as tostas integrais usadas como substituto do pão muitas vezes têm uma composição nutricional muito menos interessante (mais sal, gordura hidrogenada, açúcar...)
- o que colocamos sobre o pão faz diferença a nível da saciedade: compota é um hidrato de carbono de absorção rápida e pouco saciante, enquanto que a proteína irá ajudar a dar uma maior percepção de saciedade
Professional Blog Designs by pipdig