5 mitos de nutrição que não fazem sentido


Hoje em dia vivemos uma época em que nunca se falou tanto de nutrição. E se é verdade que há cada vez mais acesso à informação, há também uma grande difusão de mitos que promovem a criação de crenças sem qualquer tipo de base científica. 
Deixo-vos aqui 5 mitos de nutrição que não fazem sentido:

1- "A sopa não pode levar muitos vegetais": os vegetais têm um valor calórico baixíssimo, sendo que mesmo em planos de emagrecimento não se justifica reduzir neste grupo de alimentos. Para além disso, do ponto de vista nutricional é muito mais interessante uma sopa de couve-flor, alho francês, nabo, cebola, courgette do que uma sopa que tenha só courgette. 

2- "As tostas integrais são sempre melhores do que os pães": outra ideia muito difundida e que não corresponde à realidade. Um pão rústico (do género pão alentejano) tem na sua constituição farinha (normalmente até uma mistura de trigo e centeio), água, sal e levedura. Muitas tostas integrais têm na sua constituição açúcar e gordura hidrogenada por forma a que durem mais tempo.. ler os rótulos é fundamental!

3- "A manteiga de amendoim é uma gordura saudável e que se pode comer à vontade": é verdade o amendoim é rico em gorduras de boa qualidade. Ainda assim a segunda parte da frase não é verdade, e como se costuma dizer "à vontade não é à vontadinha" 😂 - em fases de emagrecimento o rigor na dosagem das gorduras é essencial.

4- "Água morna com limão emagrece e torna o pH do corpo mais alcalino": já foi abordado este assunto aqui, mas ainda assim continua a ser uma crença muito prevalente. O pH do sangue, tecidos e células não é passível de ser alterado pela alimentação: quanto muito alcaliniza-se o pH da urina. 

5- "Não se pode comer fruta no fim da refeição": este mito está assente na ideia de que a fruta quando ingerida no fim da refeição irá "fermentar no estômago", algo que não é verdade. A fruta fermenta sim, mas no intestino, sendo esse um processo normal e fisiológico (estranho seria se não fermentasse). É engraçado que muitas pessoas não comem fruta no fim da refeição mas depois acabam por comer sobremesas ou doces, algo que não parece fazer muito sentido. Já agora, uma curiosidade interessante: o ananás, por exemplo, contém uma enzima chamada bromelaína que para além de ser anti-inflamatória também ajuda na digestão, sendo uma boa fruta para terminar uma refeição!
Professional Blog Designs by pipdig