Relação com a comida em período de festas


Tipicamente nesta altura do ano a ansiedade relativamente aos eventos e jantares de grupo começava a ser um tema recorrente nas consultas de nutrição. Este ano o cenário é diferente e faz-nos pensar duas vezes sobre o verdadeiro significado dessas reuniões.

Neste momento, à partida, não temos o mesmo número de eventos que era habitual mas ainda assim não nos podemos esquecer que o stress que caracterizou este ano pode ter impacto na forma como nos relacionamos com a comida. Por um lado, pode fazer-nos recorrer à comida como forma de conforto, o que não é em si prejudicial até porque nós humanos comemos por prazer e não há nada de mal nisso 😊 No entanto, pode-se tornar um problema quando essa é a única forma de obtenção de prazer e tem como consequência uma restrição desmedida, dando início a ciclos de restrição-compulsão. Ainda temos o reverso da medalha, quando a falta de controlo sobre o panorama actual nos faz direccionar esse controlo para a comida, tendo como consequência ansiedade alimentar e criação de “fear foods”. Por isso, hoje trago-vos aqui 5 pontos muito simples a ter em mente neste período de festas:


  1. não tornar a comida o centro das atenções: lembrar o que realmente importa, a comida é só um componente deste período festivo
  2. fará sentido fazer uma versão “fit” das sobremesas de Natal da avó? se praticamente só as comemos nesta altura do ano, será assim tão importante mudar a tradição?
  3. não é por relaxar e desfrutar nos dias de festa que vamos pôr tudo em causa
  4. é normal que depois das festas o peso aumente ligeiramente: é essencialmente água, ninguém aumenta 1kg de gordura de um dia para o outro!
  5. a seguir às festas os detoxes são um clássico…cuidado com esta ideia de que temos de nos “purgar/ castigar” depois de alguns excessos: não só não tem base científica como pode ser muito prejudicial para a saúde mental


Ainda é muito cedo para desejar feliz Natal? 🎄Se acharam este post importante não se esqueçam de partilhar 🌟

Professional Blog Designs by pipdig