Salada cor-de-rosa


No outro dia fiz uma story com uma salada que até ficou bastante fotogénica (ainda que o húmus tenha sido confundido com gelado de morango 😂😂) e hoje partilho convosco quais eram os ingredientes que a constituíam e ainda alguns pontos importantes na construção de saladas. Isto porque com o calor a chegar as saladas são uma opção leve e fresca, no entanto por vezes podem ser pouco saciantes.

Esta salada levou:

. espinafres

. beterraba

. grão-de-bico cozido

. couscous

. 1 ovo cozido

. 2 fatias de queijo flamengo

. húmus de beterraba

. molho de iogurte caseiro

. 2 nozes partidas em pedaços


- a receita do húmus encontram numas publicações mais abaixo, é igual ao húmus tradicional com a adição de 1/2 beterraba cozida.

- o molho de iogurte é só juntar iogurte natural, alho em pó, sumo de limão, pimenta, sal e orégãos a gosto e já está! É muito leve e delicioso!


E como a escolha dos ingredientes que compõem as saladas são preponderantes para a saciedade, deixo-vos aqui alguns factores a terem em conta:


. proteína: essencial para a saciedade, deve estar sempre presente- ovo cozido, frango grelhado, camarão cozido, queijo fresco, tofu, seitan ou leguminosas são alguns exemplos


. tipo de vegetais: saladas só com alface e cebola são tendencialmente pouco saciantes - apostar na variedade e incluir alguns vegetais cozinhados pode ser um bom complemento (exº beterraba cozida, cogumelos grelhados, pimentos assados)


. cereais ou tubérculos: na minha perspectiva fará sempre mais sentido incluir uma dose deste grupo de alimentos (massa/couscous/arroz/quinoa/batata cozida/assada) e ficarmos satisfeitos, do que retirar e estarmos cheios de fome 1h depois


. gordura: abacate, azeite, frutos secos e sementes, dependendo do objectivo específico poderá fazer sentido aumentar ou diminuir este grupo de alimentos


E por aí? Costumam ter algum destes pontos em consideração na construção de uma salada? 🤓🥬

Professional Blog Designs by pipdig